Abastecer com gasolina é melhor em todas as federações, com exceção de GO, MG, PR e SP
Abastecer o carro com álcool no lugar de gasolina é mais vantajoso nos estados de Goiás, Mato Grosso, Paraná e São Paulo até esse sábado (22).
O cálculo foi feito pelo R7 com base nos preços divulgados hoje no site da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) que valem para o período que começou no último domingo (16).
A conta considera que abastecer com etanol só vale a pena quando o valor do combustível custar menos do que 70% do preço cobrado pela gasolina. O carro abastecido com o primeiro combustível gasta mais litros para percorrer a mesma distância equivalente ao volume utilizado de gasolina.
O abastecimento com o segundo combustível vale em todas as demais federações, com exceção do Mato Grosso do Sul onde o etanol custa o equivalente aos exatos 70,41% do preço da gasolina e o custo benefício de ambos os combustíveis é praticamente o mesmo.
A ordem dos Estados onde mais vale a pena abastecer com etanol, de acordo com a porcentagem do custo em relação à gasolina, consiste no Estado de Goiás, Mato Grosso e Paraná (todos em 69%) e São Paulo (68%).
Já os cinco Estados onde a gasolina mais vale em conta, segundo o mesmo critério, são as federações do Amapá (89%), Roraima (88), Piauí (87%), Espírito Santo (85%), Sergipe (85%).