Terceira Idade busca novas oportunidades

Terceira Idade busca novas oportunidades

Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que o Brasil tenha, hoje, mais de 23 milhões de idosos (pessoas a partir dos 60 anos de idade), o que equivale a 12% da população. Outro dado aponta que 27% deles são responsáveis por mais de 90% do rendimento familiar. 
Apesar destes indicadores, representantes dessa faixa etária têm enfrentado adversidades para buscar uma recolocação no mercado de trabalho. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho revelam que 260 mil postos de trabalho foram fechados, no último ano, para pessoas consideradas idosas, sob o argumento de baixa produtividade. 
Esta dificuldade foi percebida há alguns anos pelo Portal Terceira Idade que, diante das circunstâncias, passou a oferecer um canal de intermediação de oportunidades entre empresa e empregado. “Ainda há resistência para recrutar idosos, mas, felizmente, existem iniciativas importantes de organizações que observam vantagens competitivas em contratá-los”, diz a diretora e coordenadora de conteúdo do site, Tony Bernstein. 
Uma dessas empresas é a Pizza Hut, que criou, em 2003, o Programa Atividade, direcionado para quem tem mais de 60 anos, segundo grau completo, disponibilidade para trabalhar aos finais de semana, habilidade para lidar com os clientes, sorriso no rosto e gosto por trabalhar em equipe. “Atualmente, 10% do quadro de colaboradores é composto por funcionários com este perfil”, diz a gestora de RH da Pizza Hut SP, Daniella Cristina. 
A gestora acredita que promover a diversidade no ambiente do trabalho é parte do desenvolvimento das pessoas na organização. “Valorizamos muito os idosos, pois apresentam entusiasmo, hospitalidade, paixão pela marca, senso de propriedade e foco nos clientes”, declara.
Anfitriãs 
Entre as funções requisitadas pela Pizza Hut está a de hostess, exercida por profissionais como Maria do Carmo da Veiga Araújo, a Carminha, e Solange Maria Aranha, de 65 e 63 anos, respectivamente, que recepcionam os clientes com extrema simpatia. 
Ao ingressar na Pizza Hut, há quatro anos, Carminha já trazia na bagagem a experiência como empresária na área de bufês e bebidas para exportação, o que a ajudou no novo emprego. “Lidar com o público sempre foi uma de minhas paixões”, diz.
No dia a dia, exerce a função com seriedade, comprometimento e honestidade, valores que fazem parte de sua trajetória Autônoma, diz ter trabalhado a vida inteira e, mesmo com uma situação estável, brinca. “Quero sempre ter dinheiro para comprar as minhas balinhas.”
Já Solange, que atuava como professora de pré-escola, chegou a ficar mais de 20 anos fora do mercado e diz ter enfrentado adversidades para a recolocação profissional. Há sete anos, porém, teve o estímulo da filha para participar de uma seleção na Pizza Hut, ocasião em que foi contratada por meio do Programa Atividade. Ela ressalta que, além da questão financeira, trabalhar na terceira idade é de grande auxílio para o bem-estar físico e emocional. “Lidamos com clientes de diversos perfis e funcionários mais jovens, o que nos ajuda a obter novos conhecimentos, novos aprendizados. Definitivamente, construí uma nova página na minha vida.”
A TMKT Brasil, que atua no setor de Call Center, também vê com “bons olhos” a contratação de pessoas da terceira idade, razão pela qual criou o Programa Recomeçar, que seleciona pessoas a partir dos 45 anos, com ensino médio completo, para trabalhar, principalmente, como agente de relacionamento. 
Segundo a gerente de RH da TMKT, Sulamita Miranda, é nítido o maior comprometimento dos funcionários mais maduros. “São disciplinados, pontuais, mostram vontade de trabalhar e transmitem uma experiência que é fundamental para os mais jovens.”
Um exemplo do que Sulamita diz é Mitiko Ikeda, 51 anos, contratada por intermédio do Programa Recomeçar. Em três anos de empresa, ela já exerceu os cargos de agente de relacionamento, consultora de negócios, operadora receptivo e, atualmente, atua no setor de Qualidade, onde pode transmitir características que julga relevantes para a organização, como o bom relacionamento interpessoal e a simpatia. “Dessa forma, conquistamos o apreço e o respeito dos clientes e funcionários”, afirma. 

Onde há vagas 
Pizza Hut – os interessados devem cadastrar currículo no site www.pizzahutsp.com.br/trabalheconosco ou deixá-lo em uma das unidades da marca na Grande São Paulo.
Portal Terceira Idade - 
www.portalterceiraidade.org.br
TMKT – agendar entrevista pelo telefone 3376-8696 ou enviar currículo no e-mail vagas@tmktbrasil.com.br
Compartilhar este artigo :
 
Suporte : Facebook Oficial | Portal dos Porteiros | Portal dos Porteiros Templates
Copyright © 2012. Portal dos Porteiros - Todos os Direitos Reservados
Template Criado por Portal dos Porteiros Templates Publicado por Portal dos Porteiros News
Traduzido por Portal dos Porteiros