Em São Vicente, mirante é marca de Oscar Niemeyer na região
Niemeyer contribuiu para tornar mais prazerosa a visita a um dos pontos turísticos mais importantes da Cidade
O arquiteto Oscar Niemeyer também deixou sua marca na Baixada Santista. Niemeyer morreu, aos 104 anos, na noite desta quarta-feira, após várias complicações renais e desidratação.
Em São Vicente, o Memorial dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, projetado por Niemeyer no topo da Ilha Porchat, contribuiu para tornar mais prazerosa a visita a um dos pontos turísticos mais importantes da Cidade.
Erguido a 76 metros do nível do mar e com capacidade para 250 pessoas, o monumento é a única obra pronta de Niemayer em todo o Litoral. A plataforma se projeta a 17 metros a partir da encosta da ilha e a cobertura é em forma de asa côncava, umas das características marcantes da obra do autor. Na concepção do arquiteto, o mirante está apontado para Brasília.
Museu Pelé
Em 2010, Pelé e Niemeyer apresentaram, no Rio de Janeiro, o projeto do museu inspirado no maior atleta do século, e que está sendo construído no Centro Histórico do Município.
Em frente ao museu, o Monumento Pelé será erguido em forma de uma esfera de sete metros de diâmetro, embaixo de uma placa de 20 metros de altura. Em seu topo, uma figura vazada da silhueta do Rei do Futebol comemorando um gol dando um soco no ar. Aguardado por toda a Cidade, projeto ainda não tem data para ficar pronto.
Fonte: Jornal A Tribuna