Modalidade de crime que vem crescendo principalmente nas grandes capitais, os assaltos a condomínios exigem cuidados redobrados com a segurança nos edifícios. E ainda que invistam em tecnologia, como sistema de monitoramento por câmeras, se o profissional que controla a entrada e saída de veículos e moradores não estiver capacitado, todo o investimento (custo) pode ser em vão e não atingir seu fim.
O Porteiro está presente nas entradas e saídas de edifícios residenciais e comerciais, empresas, indústrias, escolas, hotéis, escritórios e outros. Sua função é vigiar a entrada e saída de pessoas e automóveis nesses locais, bem como chamar a atenção daqueles que perturbam a ordem do local ou abusam de seus direitos.
Em muitos edifícios, o Porteiro é responsável também por entregar correspondências, prestar informações e encaminhar os visitantes ao local pretendido. Suas funções são definidas por quem comanda o edifício, em geral, o síndico.
A habilidade para estar atento a tudo o que acontece vem mesmo da característica pessoal de cada um, e é o fator determinante para se sair bem nessa profissão: prestar atenção ao que acontece a sua volta.
O Senac Alagoas proporciona uma formação abrangente que favorece a qualificação com foco na oferta de cursos do segmento condomínio, entre eles o curso de Porteiro e Vigia. A próxima turma deste curso tem início previsto para a próxima segunda-feira (7.5), com aulas até o dia 3 de julho, sempre das 8h às 12h, na Unidade Poço.