Força tarefa vai combater milícia que atua em conjuntos do Programa Minha Casa, Minha Vida

Força tarefa vai combater milícia que atua em conjuntos do Programa Minha Casa, Minha Vida

Criação de grupo foi anunciada no início desta noite pelo ministro das Cidades, Gilberto Occhi, após reunião na Secretaria de Segurança
A atuação de milicianos que impõem uma rotina de insegurança a moradores de imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida, em pelo menos três bairros da Zona Oeste, será combatida por uma força tarefa prevista para ser criada na próxima semana pelos ministérios da Justiça e das Cidades. A medida foi anunciada na noite desta sexta-feira pelo ministro das Cidades, Gilberto Occhi, após reunião na Secretaria de Segurança do Rio.
De acordo com Occhi, uma portaria interministerial será publicada para definir a forma de atuação do grupo, que no Rio contará com a participação da Polícia Federal e da Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil. Ele ressaltou que, desde 2011, a Draco vem apurando denúncias sobre a cobrança de “taxas de proteção” feita por grupos paramilitares a moradores, além da invasão de imóveis.
A ação dos milicianos foi revelada na época pelo GLOBO. Na ocasião, o grupo chefiado pelo ex-PM Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman, que já cumpria pena na penitenciária federal de Campo Grande (MS), ameaçava moradores em 11 conjuntos habitacionais erguidos pelo programa do governo federal em Campo Grande, Cosmos e Realengo, na Zona Oeste carioca.
Para impor o medo aos moradores, integrantes da milícia costumavam invadir as áreas internas dos conjuntos de prédios exibindo armas e até disparando tiros para o alto. Os episódios foram denunciados por moradore dos condomínios Livorno, Trento e Treviso, em Cosmos. No condomínio Ferrara, em Campo Grande, os milicianos chegaram a ocupar e a vender 143 dos 262 apartamentos. Após a publicação da reportagem, uma operação conjunta das polícias Federal e Civil foi realizada para retomar os imóveis.
Além do ministro Gilberto Occhi, participaram da reunião na Secretaria de Segurança o presidente da Caixa, Jorge Hereda, e os delegados Alexandre Capote, da Draco, Leila Quintanilha, da Polícia Federal. Um novo encontro do grupo está marcado para a próxima semana.


Compartilhar este artigo :
 
Suporte : Facebook Oficial | Portal dos Porteiros | Portal dos Porteiros Templates
Copyright © 2012. Portal dos Porteiros - Todos os Direitos Reservados
Template Criado por Portal dos Porteiros Templates Publicado por Portal dos Porteiros News
Traduzido por Portal dos Porteiros