Balanço é referente ao primeiro semestre de 2013, segundo a AETC.
Em todo o ano de 2012, foram registradas 152 ocorrências.
Três assaltos foram registrados pelo Centro Integrado de Operações Policiais da Polícia Militar da Paraíba na noite da segunda-feira (8) em João Pessoa. De acordo com o registro, os assaltos aconteceram em um intervalo de quase três horas. Segundo a Associação de Transporte Coletivo Urbano da capital (AETC), no primeiro semestre deste ano foram registradas 154 ações criminosas contra ônibus em João Pessoa. Em todo o ano de 2012, foram registrados 152 assaltos. Os dados revelam ainda que, ainda no primeiro semestre de 2013, o bairro que mais registrou ações de ladrões contra ônibus foi o Varadouro, com nove casos, seguido pela Torre, com cinco casos, Castelo Branco e Varadouro, com quatro registros cada um.
Eram 19h34 quando dois suspeitos, que a polícia acredita que sejam adolescentes, assaltaram um ônibus da linha 511, que faz o percurso do bairro de Tambaú, orla marítima de João Pessoa. Segundo a polícia, eles estavam armados de faca e cometeram o crime quando o coletivo passava no Anel Externo do Parque Solon de Lucena, a Lagoa, no Centro da capital. Após o roubo, os suspeitos desceram próximo ao Mercado Central.
O segundo assalto da segunda-feira foi registrado pela polícia às 20h42. Dois homens armados da faca assaltaram um ônibus da linha 1500 quando o veículo passava no bairro Valentina de Figueiredo. De acordo com a polícia, os suspeitos levaram todo o dinheiro do cobrador e desceram no Terminal de Integração do bairro.
O terceiro e último assalto da noite foi registrado às 22h28 quando quando três adolescentes, entre eles uma menina que a policia acredita que tenha cerca de 13 anos de idade, assaltaram um ônibus que faz a linha Cristo-Shopping. O assalto ocorreu quando o ônibus passava na Avenida Vasco da Gama, em Jaguaribe.
Violência por bairro
Segundo a AETC, o bairro que mais registrou assaltos contra ônibus no primeiro semestre de 2013 foram o Centro, com nove casos, seguido pela Torre, que registrou cinco casos.
O bairro Castelo Branco e o Varadouro registraram quatro casos cada um. Em seguida aparecem Cruz das Armas, com três casos. No ranking da violência contra ônibus aparecem os bairros do Cristo Redentor, Bessa, Jaguaribe, Mandacaru e Bancários com dois casos cada um.