Família de jovem morto participa de ato pela redução da maioridade penal


Família de jovem morto participa de ato pela redução da maioridade penal
Protesto aconteceu na tarde deste sábado em Santos, no litoral de SP.
Victor Hugo Deppman foi morto por um adolescente na capital paulista.



Os familiares do estudante Victor Hugo Deppman, morto por um adolescente de 17 anos durante um assalto em abril deste ano em São Paulo, participaram de um protesto a favor da redução da maioridade penal na tarde deste sábado (18) em Santos, no litoral de São Paulo. Diversas pessoas participaram do evento em uma das avenidas mais movimentadas da cidade.

O jovem de 19 anos era estudante de Rádio e TV de uma universidade na capital paulista. Ele foi assassinado em frente ao prédio onde morava, na Zona Leste, após ser assaltado quando chegava do estágio por um adolescente de 17 anos. O caso teve grande repercursão e fez com que o governardor Geraldo Alckmin apresentasse um novo projeto de lei que busca aumentar de três para oito anos a pena prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Toda a ação foi organizada por meio de redes sociais na internet. Com o slogan “Se o crime não tem idade, porque a punição teria?”, dezenas de pessoas distribuíram adesivos aos motoristas de veículos e ergueram faixas com protestos. A iniciativa veio da moradora de Santos Simone Tavares, que se emocionou com a história ao conhecer a família Deppman em um evento do Santos Futebol Clube, time que Victor Hugo torcia

Os pais e o irmão do jovem assassinado em São Paulo participaram da ação em Santos e dizem que vão continuar lutando pela mudança na legislação brasileira. “Já que o pessoal de Brasília não se mexe, eu e uns amigos juízes estamos fazendo um projeto de lei que criminaliza a conduta de qualquer menor praticante de crimes hediondos. Seria ideal se a Fundação Casa construísse um local para eles serem internados, não em presídio normal, mas para eles cumprirem a pena que está no código penal. Porque eu acredito que três anos de punição para este tipo de crime é a mesma coisa que eles tirarem férias. Com essa lei, esses menores seriam tirados do convívio daqueles menores que podem ser reeducados, os que cometem pequenos delitos”, diz Marisa Rita Deppman, mãe de Victor.

A mãe do jovem questiona os políticos sobre a conduta na criação de leis mais severas. “Meu desejo é que Brasília pegue o meu projeto de lei e pelo menos discuta, saia dessa zona de conforto que eles estão. Nós temos uma PEC para ser votada há 10 anos, na época da Liana. Se há 10 anos tivessem feito alguma coisa meu filho estaria vivo hoje. Então eu culpo todos os congressistas federais, deputados, senadores, governo, pela inércia. Todos eles ajudaram a puxar o gatilho que matou o meu filho”, desabafa Marisa.

Os pais do jovem conversaram com motoristas, colaram adesivos e exibiram faixas com fotos do filho. “Como mãe eu pergunto para esses deputados e senadores como eles podem por a cabeça no travesseiro e dormir vendo a bandidagem, a quantidade enorme de crimes cometidos por menores. Porque hoje eles são a extensão do crime e da bandidagem, porque sabem que só vão ficar três anos. Eu espero que a comunidade nos apoie nessa briga, porque quanto mais cidades se mobilizarem maiores as chances de sermos ouvidos em Brasília”, afirma a mãe.

Para o pai de Victor Hugo, José Valdir Deppman, com a mudança na lei o menor pensará mais antes de cometer um crime. “O cara que sabe que vai ficar cumprindo uma pena de 20 anos, vai pensar duas vezes antes de matar alguém. Assim como o verme que matou o meu filho fez, de trocar o roubo de um celular por uma execução. Que eles olhem para os filhos deles e se sintam tocados pela minha dor. Se acontecesse isso com eles teriam a ideia do que é a dor de perder um filho de 19 anos”, afirma Deppman.




Compartilhar este artigo :
 
Suporte : Facebook Oficial | Portal dos Porteiros | Portal dos Porteiros Templates
Copyright © 2012. Portal dos Porteiros - Todos os Direitos Reservados
Template Criado por Portal dos Porteiros Templates Publicado por Portal dos Porteiros News
Traduzido por Portal dos Porteiros