Família de alpinista paraibano reconhece o corpo nesta sexta
Família de alpinista paraibano reconhece o corpo nesta sexta
Mulher do alpinista expressou o desejo do corpo do marido vir para a PB.
Amigos se mobilizam para pagar translado.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) confirmou na manhã desta sexta-feira (22) que a família do alpinista Josenildo Correia da Silva vai fazer o reconhecimento do corpo ainda hoje. A assessoria de imprensa do Itamaraty disse que após o reconhecimento acontecerão os procedimentos legais da Argentina para a liberação do corpo. Josenildo Correia desapareceu quando escalava o Monte Aconcágua, na Argentina, no dia 6 deste mês e seu corpo foi encontrado quarta-feira (20). O Monte Aconcágua tem 7 mil metros de altitude.
Com relação ao sepultamento e translado, o Itamaraty disse que não tinha autorização para passar informações. No entanto, Claudionor Gomes, amigo do alpinista e que acompanha a mulher dele, Alessandra Pereira, na Argentina, disse que o sepultamento e translado ainda não estão definidos. “Mas a mulher dele já expressou a vontade de que Josenildo seja enterrado na Paraíba”, afirmou.
Claudionor Gomes disse ainda que toda a família e amigos estão empenhados em levantar o dinheiro para o translado do corpo do alpinista. “Toda a cidade de Guarabira está mobilizada para levantar a quantia, que nós ainda não fazemos ideia de quanto seja, mas com certeza deve ser muito alta para a família”, declarou.
Depois de encontrado, o corpo do alpinista paraibano Josenildo Correia da Silva, foi levado para a cidade argentina de Uspallata onde passou por perícia na quinta-feira (21). A informação foi confirmada pelo vice-cônsul do Brasil na Argentina, William Matos.
Josenildo desapareceu no dia 6 de março quando tentava chegar ao topo do Monte Aconcágua, com outros quatro brasileiros. O corpo do alpinista foi encontrado pela Guarda Florestal do monte por volta das 13h da quarta-feira.
A esposa de Josenildo, Alessandra Pereira, iria retornar nesta sexta-feira ou no sábado (23) da Argentina, para onde viajou para auxiliar nas buscas. Previsão que, segundo o amigo da família, não deve se concretizar. "Pelas informações que temos, a liberação do corpo leva mais uns três dias. Por isso, a nossa preocupação é se concentrar em levantar o dinheiro para que possamos realizar o desejo da família, que é o de enterrar o corpo de Josenildo em Guarabira", acrescentou.
Aconcágua
O Aconcágua é o ponto mais alto das Américas. O pico fica localizado nos Andes argentinos, a cerca de 110 quilômetros de Mendoza. A montanha representa um desafio para os alpinistas, que têm de enfrentar o frio e a escassez de oxigênio, comum em grandes altitudes, para tentar atingir o seu pico.