Ciclista é atropelado em João Pessoa, diz Corpo de Bombeiros


Ciclista é atropelado em João Pessoa, diz Corpo de Bombeiros
'Pedais' afirmam que motoristas de João Pessoa não respeitam o ciclista. 
'Bicicletada' será programada em solidariedade a ciclistas.


Um ciclista foi atropelado enquanto pedalava na noite desta quinta-feira (21) na Avenida Bento da Gama, no bairro da Torre, em João Pessoa. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o ciclista sofreu escoriações leves, estava consciente e reclamava de dores nas costas. O Corpo de Bombeiros informou ainda que o veículo que causou o atropelamento do ciclista foi uma caminhonete.
De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital de Emergência e Trauma o ciclista foi atendido e após procedimentos médicos foi liberado por volta da 1h40 desta sexta-feira (22).
'Pedais' se manifestam
André Nascimento, organizador do Pedal Jampa, um grupo de 200 amigos criado há sete anos para divulgar o ciclismo na capital, afirmou que é frequente a falta de respeito dos motoristas de João Pessoa em relação aos ciclistas. “Um desrespeito que acontece sempre e que pode ter sido a causa do atropelamento do nosso colega é que os motoristas não obedecem a distância mínima necessária para uma ultrapassagem segura, que é de 1,5 metro”, explicou.

O organizador do Pedal Jampa adiantou que será realizada uma bicicletada, ainda sem data confirmada, em solidariedade ao atropelamento do ciclista para pedir mais conscientização dos motoristas pessoenses.
“Os casos de motoristas que não respeitam são numerosos. Eu, por exemplo, uso tudo o que a lei exige para a prática do ciclismo: tenho colete refletivo, com cone para sinalização. No entanto, todo dia passo por cada uma no trânsito. Falta muito para que a maior parte dos motoristas de João Pessoa se conscientizem e respeitem o ciclista”, declarou.
Outra providência que deve ser tomada para evitar que os acidentes contra ciclistas aconteçam é conscientizar também a categoria. "Nós sabemos que ainda existem 'bicicleteiros' que não têm a mínima noção da prática de um ciclismo saudável e seguro. Nós também vamos desenvolver uma campanha para que essas pessoas deixem de ser 'bicicleteiras' e se tornem ciclistas, com direitos e deveres para cumprir", finalizou André Nascimento.

Arnaldo Ferreira, organizador do Pedal Zona Sul, do bairro de Mangabeira, disse que o incidente com o colega é apenas mais um dos exemplos diários de falta de políticas públicas para o ciclismo.
"O número de ciclofaixas e ciclovias em João Pessoa ainda é muito insuficiente. Como resultado, temos que arriscar nossas vidas diariamente. Poderíamos ir à escola, ir ao trabalho de bicicleta. No entanto, até usar esse tipo de transporte como entretenimento é uma tarefa cada vez mais difícil na capital paraibana", disse.
Outro problema que atinge os adeptos do ciclismo em João Pessoa é a violência, ainda de acordo com Arnaldo Ferreira. "Um lugar legal que poderíamos usufruir do ciclismo como forma de entretenimento e lazer seria a Praia de Jacarapé. Porém, temos que praticar o ciclismo em Avenidas como a Dom Pedro II e a Beira Rio, as mais movimentadas, as que colocam mais em risco as nossas vidas porque Jacarapé não nos oferece segurança", afirmou.
Para o organizador do Pedal Zona Sul, a falta de políticas públicas é um grande empecilho para o desenvolvimento do ciclismo na Paraíba. "Não tenho a menor dúvida de que se houvesse apoio e mais investimentos, haveria muitos mais adeptos do ciclismo na Paraíba e em João Pessoa em particular", declarou.
O G1  entrou em contato com a assessoria de imprensa da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob). Mas a assessoria informou que o diretor de Planejamento, Adalberto Araújo, estava em reunião e que por isso não poderia falar sobre as políticas do órgão para os ciclistas.

Fonte:




Compartilhar este artigo :
 
Suporte : Facebook Oficial | Portal dos Porteiros | Portal dos Porteiros Templates
Copyright © 2012. Portal dos Porteiros - Todos os Direitos Reservados
Template Criado por Portal dos Porteiros Templates Publicado por Portal dos Porteiros News
Traduzido por Portal dos Porteiros